Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Justiça Eleitoral traz intérprete de Libras na urna para assegurar acessibilidade

 

No Dia Internacional das Línguas de Sinais, o TSE destaca que oferece ferramentas que garantem a inclusão do eleitorado com deficiência auditiva

A Assembleia Geral da Nações Unidas declarou o dia 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Para celebrar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta alguns mecanismos e serviços que a Justiça Eleitoral integrou à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar a inclusão e a acessibilidade de eleitoras e eleitores com deficiência auditiva. O objetivo da Justiça Eleitoral é garantir a essa importante parcela do eleitorado o exercício do direito ao voto e a obtenção de informações. 

Todas as urnas eletrônicas disponibilizadas no dia das eleições apresentam intérprete de Libras na tela. A ferramenta foi incluída pelo TSE pela primeira vez no equipamento em 2022.

Simulador de Votação 

Disponível na página do TSE, o simulador de votação funciona, por sua vez, como uma versão digital da urna eletrônica para que eleitoras e eleitores possam se familiarizar com o equipamento.

O simulador ensina, de forma didática, por meio de candidatas, candidatos e partidos fictícios, os procedimentos para o momento da votação real. Assim como irá ocorrer na urna física no dia da eleição, na urna digital do simulador aparece também um intérprete da língua de sinais. 

Página do Tribunal 

A página do TSE também oferece uma ferramenta de acessibilidade que traz uma intérprete de Libras digital, para que, dessa forma, a pessoa possa navegar no site do Tribunal de maneira autônoma. O mecanismo de acesso encontra-se no canto inferior direito do site.

Sessões de julgamento e campanhas 

As sessões plenárias presenciais do TSE, que são transmitidas todas as terças (19h) e quintas-feiras (10h), bem como eventos transmitidos pelo Tribunal, trazem intérprete de Libras para que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar os julgamentos do Tribunal ou alguma solenidade. 

As campanhas em vídeo disponíveis nos perfis do TSE nas plataformas e redes sociais também contam com a língua de sinais.

Outros auxílios no dia das eleições 

A Justiça Eleitoral possui diversos mecanismos para garantir à eleitora e ao eleitor o acesso ao local de votação, entre eles o atendimento prioritário às pessoas com deficiência.  

No momento da votação, a eleitora ou o eleitor com deficiência pode informar à mesária ou ao mesário as suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie a solução adequada para a ocasião. 

A  eleitora ou o eleitor nessa situação pode também contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo, ingressando na cabine de votação.  

A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.

https://nilljunior.com.br/

domingo, 15 de setembro de 2024

Faculdade Vale do Pajeú Realiza Solenidade de Inauguração da Casa de Justiça e Cidadania em São José do Egito


O Tribunal de Justiça de Pernambuco, em parceria com a Faculdade Vale do Pajeú-unidade São José do Egito, teve a honra de realizar, no dia 13 de setembro, a Solenidade de Inauguração da Casa da Justiça e Cidadania em São José do Egito. Durante o mesmo evento, ocorreu a apresentação do primeiro Simpósio de Ciências Criminais, bem como o lançamento do livro do renomado Professor Adeildo Nunes.

Aproveitando o momento especial, o Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes ( Painha), prestou uma justa homenagem a diversas personalidades de destaque, entre elas:

Dr. Fausto Campos-Presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Pernambuco;
Dra. Sara Vitória (representando a ex Juíza da comarca de São José do Egito, Dra. Tainá Prado);
Dr. Adeildo Nunes;
Dr. Evaldo Campos;
Dra. Laudicéia Rocha;
Dra. Adriana Caribé;
Dra. Ingrid Zanella;
Dr. Idelfonso de Sá;
Dra. Simone Carneiro;
Dr. Ademar Rigueira;
Dr. Ricardo Oliveira;
Dr. André Rabelo;
Dr. Eduardo;

O evento celebrou não apenas a inauguração de um importante espaço de cidadania, mas também o compromisso com o avanço do conhecimento nas ciências criminais, enaltecendo figuras de grande relevância para a área jurídica.

Fonte: @faculdadevaledopajeu (https://www.instagram.com/faculdadevaledopajeu/)





sábado, 14 de setembro de 2024

TRE-PE divulga recursos de acessibilidade em Serra Talhada e Salgueiro

 Publicado em Notícias por  em 14 de setembro de 2024

Comissão de Acessibilidade percorre o estado para apresentar os recursos da Urna Eletrônica

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE (CMA) está realizando eventos de divulgação da Urna Eletrônica em várias cidades do estado, com o objetivo de apresentar as inovações de acessibilidade na Urna e conversar a respeito dos direitos das pessoas com deficiência nas Eleições 2024.

Na última quinta (12) e sexta-feira (13) os encontros aconteceram em Serra Talhada e Salgueiro. As apresentações foram feitas pelos membros da CMA, Acácio Leite e Daniele Freire.

Em Serra Talhada, dia 12, o evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve a participação de integrantes da Associação de Surdos do município, além da presença da secretária municipal de assistência social e cidadania, Myrella Gomes, da secretária executiva do COMDDPD, Cíntia Oliveira e de representantes da APAE.

Em Salgueiro a Comissão foi acompanhada pelos servidores do Cartório da 75ª Zona Eleitoral, Elieudo Moura da Silva e Rafaella Mirelly e Silva.

https://nilljunior.com.br

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA INICIA CALÇAMENTO E SANEAMENTO NA RUA ESAÚ HONORATO DA SILVA, BAIRRO NAIR.

 

A Prefeitura Municipal de Tabira iniciou os trabalhos de Calçamento na Rua Esaú Honorato de Siqueira, Localizada no Bairro Nair.

Também está sendo feito todo o escoamento das águas pluviais, é saneamento básico, antes da realização do calçamento.

Esta obra além de trazer um conforto, no tráfego de pedestres, veículos,  automotores, também traz qualidade em saúde, evitando o mau cheiro, pernilongos, lama, que em contato com os esgotos pode trazer sérios riscos para a saúde da população, principalmente as crianças que brincam no dia a dia.

Bairro Nair foi esquecido por 8 anos, são os impostos desses moradores, revertido em obras.

Redação & Fotografias:

Vanderlei S. Miron

Jornalista DRT/5970

Secretaria de Obras.
Prefeitura Municipal de Tabira.