Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

TABIRA, ASFALTO NA RUA 27 DE MAIO ESTÁ EM FASE FINAL

 

Na tarde desta terça-feira, dia 27 de Agosto de 2024, a nossa reportagem do Blog Miron Notícias esteve de volta a Rua 27 de Maio.

Os trabalhos estão quase concluídos, a previsão que termine nesta próxima quinta-feira dia 29 de Agosto.

Além de beneficiar os moradores da Rua 27 de Maio, também está beneficiando os comerciantes de roupas, cidade de Tabira é trabalhadores de outras cidades.

Os comerciantes que comercializa, feijão, milhos, edct, também estão sendo contemplados, quem não se lembra como era na época do saudoso Cicero Mascena, um orgulho em ver que anos é anos de comercialização, recebe um renovo.

Mais uma iniciativa que a Prefeitura Municipal de Tabira - PE.

Fotos & Redação.

Vanderlei S. Miron.

Jornalista DRT/5970














Afogados: Prefeitura inaugurou rua pavimentada no bairro Padre Pedro Pereira

 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou nesta terça (27) mais uma rua pavimentada dentro do projeto caminhos da cidadania.

A rua inaugurada foi a Carlos Alves de Almeida, que fica no bairro Padre Pedro Pereira. Foram investidos pelo município R$ 120.759,00 na pavimentação com piso intertravado. A rua também ganhou com ações de saneamento e instalação de iluminação em LED. 

A inauguração contou com as presenças dos familiares do homenageado, dos moradores da rua, Vereadores Toinho da Ponte e Erickson Torres, além dos Secretários Silvano Brito (infraestrutura), Jandyson Henrique (finanças) e Wivianne Fonseca (educação).

Novas inaugurações – na agenda de entregas, a Prefeitura vai inaugurar na próxima sexta (30), a sede da secretaria municipal da mulher. Na próxima terça (03/09), será a vez da inauguração da nova escola Dom Mota. Ambas as inaugurações estão marcadas para as 17h.

https://nilljunior.com.br

Prefeituras de Pernambuco têm até sexta-feira para fornecer dados ao Sistema Nacional de Saneamento

 

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lembra às prefeituras do Estado sobre a necessidade do preenchimento de dados no Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA). A coleta está aberta desde 7 de junho e encerra-se nesta sexta-feira (30). 

“O sistema é mantido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCID) e exige que os gestores municipais enviem informações referentes ao ano de 2023. Entretanto, até o início da semana, 54% dos municípios não tinham sequer iniciado o preenchimento do novo Módulo Gestão Municipal, essencial para o acesso a recursos federais destinados ao saneamento básico”, explica a Promotora de Justiça Belize Câmara, coordenadora do CAO Meio Ambiente do MPPE.

Na última terça-feira, o CAO Meio Ambiente enviou e-mail à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), solicitando a divulgação, para as gestões municipais, do final do prazo de repasse de informações ao SINISA. Na mensagem, reproduziu ofício recebido da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, alertando retardatários para o final do prazo de preenchimento.  O descumprimento da obrigação resultará em inadimplência, impedindo o acesso a verbas federais, conforme previsto na Lei nº 11.445/2007.

Segundo Belize Câmara, o  Módulo Gestão Municipal do SINISA coleta informações detalhadas sobre prestadores de serviços, entidades reguladoras, políticas e planos de saneamento, consórcios públicos e investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário realizados pelas prefeituras. “Também abrange soluções alternativas para acesso à água e esgotamento sanitário, além de dados sobre prestação regionalizada e outros aspectos relacionados ao saneamento”, completa. 

A representante do Ministério Público de Pernambuco enfatiza que “a regularidade no fornecimento de dados é essencial para a publicação oportuna dos diagnósticos do SINISA, além de assegurar o acesso aos recursos federais destinados ao setor”. O sistema auxilia os governos federal, estaduais e municipais no planejamento e execução de políticas públicas, gerando informações que possibilitam avaliar o desempenho dos serviços de saneamento e aprimorar a gestão pública. 

Para garantir que o preenchimento do Módulo Gestão Municipal seja feito corretamente, os gestores municipais  devem entrar em contato com a equipe técnica do sistema, através do e-mail sinisa.municipal@cidades.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 3314-6247, informando os dados do profissional responsável (nome completo, cargo, CPF, e-mail e telefone).

https://nilljunior.com.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

TABIRA, ASFALTO NA RUA 27 DE MAIO ESTÁ EM FASE FINAL

Na tarde desta terça-feira, dia 27 de Agosto de 2024, a nossa reportagem do Blog Miron Notícias esteve de volta a Rua 27 de Maio.

Os trabalhos estão quase concluídos, a previsão que termine nesta próxima quinta-feira dia 29 de Agosto.

Além de beneficiar os moradores da Rua 27 de Maio, também está beneficiando os comerciantes de roupas, cidade de Tabira é trabalhadores de outras cidades.

Os comerciantes que comercializa, feijão, milhos, edct, também estão sendo contemplados, quem não se lembra como era na época do saudoso Cicero Mascena, um orgulho em ver que anos é anos de comercialização, recebe um renovo.

Mais uma iniciativa que a Prefeitura Municipal de Tabira - PE.

Fotos & Redação.

Vanderlei S. Miron.

Jornalista DRT/5970














terça-feira, 27 de agosto de 2024

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023: “Conectar e somar para construir inclusão”

 


 17:45 | 22 de agosto de 2024

Iniciou-se no dia 21 de agosto e vai até dia 28, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que, neste ano, tem como tema “Conectar e somar para construir inclusão”. A iniciativa é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.

A organização destaca que o tema de 2023 visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que ela causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão. De acordo com a entidade, “a conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias ter melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo, a exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros. Essas ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, para que, assim, o paradigma de impedimento social, ainda presente em pleno século XXI, seja descontruído e erradicado”.

A Apae Brasil vem apresentando, desde maio deste ano, materiais acerca da campanha, a exemplo de ações, conteúdos e informações promovidas pela Rede Apae que têm colaborado de maneira firme para a construção uníssona da inclusão das pessoas com deficiência – desde a primeira infância até a terceira idade – nos espaços sociais.

“A Fenapaes acredita que, a partir dos trabalhos feitos pelo movimento apaeano, firmados na dedicação e na versatilidade das conexões, teremos a oportunidade de provocar na sociedade a necessidade de se integrar, de maneira responsável, em benefício das causas das pessoas com deficiência, dando-lhes vez e voz e mostrando a importância da inclusão para o desenvolvimento do país. Afinal, a sociedade é de todos para todos”, enfatiza a entidade.

Segundo dados do IBGE do censo realizado em 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 8,9% da população. Os maiores percentuais foram entre mulheres, pessoas autodeclaradas pretas e na região Nordeste. Além disso, a população com deficiência tem menor acesso à educação, trabalho e renda.

De acordo ainda com o IBGE, os principais tipos de deficiência entre a população brasileira são as motoras, visuais e de cognição:

  • 3,4% da população têm dificuldade para andar ou subir degraus;
  • 3,1% da população têm dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato;
  • 2,6% da população têm dificuldade para aprender, lembrar-se das coisas ou se concentrar;
  • 2,3% da população têm dificuldade para levantar uma garrafa com dois litros de água da cintura até a altura dos olhos;
  • 1,4% da população tem dificuldade para pegar objetos pequenos ou abrir e fechar recipientes;
  • 1,2% da população tem dificuldade para ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos;
  • 1,2% da população tem dificuldade para realizar cuidados pessoais;
  • 1,1% da população tem dificuldade de se comunicar, para compreender e ser compreendido.

Respeitar os direitos das pessoas com deficiência é um dever de todos os cidadãos e se livrar do preconceito é fundamental na construção de uma sociedade justa.

Fonte: Apae 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Entenda como irá funcionar o poder de polícia de juízes eleitorais nas Eleições 2024

 

Mudanças foram aprovadas pelo Plenário do TSE em fevereiro deste ano

Nas eleições municipais, juízas e juízes eleitorais designados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) também exercem o poder de polícia para coibir eventuais propagandas extemporâneas ou irregulares. Isso é uma atribuição administrativa, na qual os procedimentos adotados na apuração das denúncias se diferem dos utilizados em ações judiciais.  

Para aperfeiçoar o exercício dessa tarefa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a Resolução nº 23.732/2024, que traz novidades à norma que trata especificamente da propaganda eleitoral (Resolução TSE nº 23.610/2019). Nesse sentido, o poder de polícia sobre propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto da disputa, será exercido mantendo a competência judicial para a adoção de medidas necessárias para assegurar a eficácia das decisões do TSE. 

No que se refere à propaganda eleitoral virtual, por exemplo, o juízo eleitoral somente poderá determinar a imediata retirada de conteúdo na internet que, em sua forma ou em seu meio de veiculação, esteja em desacordo com o disposto nas regras eleitorais.  

Quanto às práticas de desinformação na propaganda eleitoral, a classificação de conteúdos pelas agências de verificação de fatos que tenham firmado termo de cooperação com o TSE será feita de forma independente e sob a responsabilidade dessas empresas. Essas checagens serão disponibilizadas em página da Justiça Eleitoral, e outras fontes fidedignas poderão ser utilizadas como parâmetro para aferição de violação ao dever atribuído a candidata, candidato, partido político, federação e coligação. 

Ainda segundo a norma, a utilização, na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, de conteúdo sintético multimídia gerado por meio de inteligência artificial para criar, substituir, omitir, mesclar ou alterar a velocidade ou sobrepor imagens ou sons impõe ao responsável pela propaganda o dever de informar, de modo explícito, destacado e acessível, que o conteúdo foi fabricado ou manipulado e que tecnologia foi utilizada. 

O uso de chatbots, avatares e conteúdos sintéticos como artifício para intermediar a comunicação de campanha com pessoas naturais não pode simular a interlocução entre candidatos e eleitores.

Também é vedada a utilização de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral. 

o caso de a propaganda eleitoral na internet veicular fatos inverídicos ou descontextualizados sobre o sistema eletrônico de votação, sobre o processo eleitoral ou sobre a Justiça Eleitoral, as decisões das juízas e dos juízes eleitorais com poder de polícia estarão vinculadas às decisões colegiadas do TSE sobre a mesma matéria, nas quais tenha sido determinada a remoção ou a manutenção de conteúdos idênticos. 

https://nilljunior.com.br

Nicinha Melo e Djalma das Almofadas realizam adesivaço em Tabira






Neste sábado (24), a prefeita de Tabira e candidata à reeleição, Nicinha Melo (PP), ao lado do candidato a vice-prefeito, Djalma das Almofadas (PSDB), deu início a mais uma etapa da campanha com um adesivaço.

A militância participou nas ruas de Tabira, com presença nos principais pontos da cidade, além dos povoados de Borborema e Brejinho.

O ponto alto do evento aconteceu na praça Pedro Pires Ferreira. “A praça ficou repleta de apoiadores, todos unidos em defesa da continuidade dos projetos que têm transformado Tabira. O entusiasmo e a energia contagiante dos presentes reforçaram o compromisso da coligação com o progresso da cidade”, diz a Coligação em nota.

“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o povo tabirense e continuar o trabalho que começou com muita dedicação. Com o apoio de todos vocês, seguiremos firmes na construção de uma cidade cada vez melhor”, afirmou a prefeita e candidata  à  reeleição.

https://nilljunior.com.br/nicinha-melo-e-djalma-das-almofadas-realizam-adesivaco-em-tabira/

Homem é preso após vandalizar veículos públicos em Tabira

 

Na madrugada deste domingo (25), por volta da meia-noite, um homem foi preso em Tabira após cometer atos de vandalismo contra veículos públicos da cidade.

O indivíduo, cuja identidade foi preservada, foi detido pelas autoridades após danificar o para-brisa de dois veículos essenciais para a comunidade: uma Fiat Strada e o ônibus do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que estava prestes a iniciar o atendimento à população.

Os veículos vandalizados desempenham um papel crucial no atendimento às necessidades da comunidade local. A Fiat Strada é utilizada para diversos serviços municipais, enquanto o ônibus do TFD é um recurso aguardado com grande expectativa para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades.

A ação rápida da polícia resultou na prisão do responsável pelo ato de vandalismo. Detido, o homem visivelmente alcoolizado, disse que atirou pedras contra os veículos para chamar a atenção.

Fontes: https://nilljunior.com.br

https://www.mironnews.com.br/2024/08/em-menos-de-24-horas-onibus-novinho-e.html

domingo, 25 de agosto de 2024

Nicinha Melo e Djalma das Almofadas realizam adesivaço em Tabira

Publicado em Notícias por  em 25 de agosto de 2024









Neste sábado (24), a prefeita de Tabira e candidata à reeleição, Nicinha Melo (PP), ao lado do candidato a vice-prefeito, Djalma das Almofadas (PSDB), deu início a mais uma etapa da campanha com um adesivaço.

A militância participou nas ruas de Tabira, com presença nos principais pontos da cidade, além dos povoados de Borborema e Brejinho.

O ponto alto do evento aconteceu na praça Pedro Pires Ferreira. “A praça ficou repleta de apoiadores, todos unidos em defesa da continuidade dos projetos que têm transformado Tabira. O entusiasmo e a energia contagiante dos presentes reforçaram o compromisso da coligação com o progresso da cidade”, diz a Coligação em nota.

“Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com o povo tabirense e continuar o trabalho que começou com muita dedicação. Com o apoio de todos vocês, seguiremos firmes na construção de uma cidade cada vez melhor”, afirmou a prefeita e candidata  à  reeleição.

https://nilljunior.com.br/nicinha-melo-e-djalma-das-almofadas-realizam-adesivaco-em-tabira/

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Governo de Pernambuco contrata empresa responsável pelo recapeamento da PE-304 entre Tabira e Água Branca

21 de agosto de 2024 

O Governo de Pernambuco publicou na edição desta quarta-feira (21), do Diário Oficial do Estado, a contratação da empresa que realizará as obras de recapeamento da rodovia PE-304 entre Tabira e Água Branca, na Paraíba.

A obra está orçada em R$ 13.710.674,11 e será executada pela empresa União Terraplanagem e Construções (Uniterra).

O prazo para conclusão é de 360 dias a partir da Ordem de Serviço.

Essa estrada tem sido objeto de crescente preocupação devido às condições de calamidade em que se encontra. Buracos, falta de manutenção e sinalização precária têm gerado riscos à segurança dos usuários e prejuízos econômicos para os comerciantes locais.

https://penoticias.com.br/blog/governo-de-pernambuco-contrata-empresa-responsavel-pelo-recapeamento-da-pe-304-entre-tabira-e-agua-branca/

Prefeitura de Garanhuns inicia Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

 

 Vinicius Vilela
GARANHUNS
Em 21 de Agosto de 2024 às 17:52
Por Alberes Xavier - Edição de Eduarda Pimentel
 

Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Saúde promovem atividades de conscientização sobre direitos das Pessoas com Deficiência (PCDs)

Entre os dias 20 a 29 de agosto, a Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Educação e Saúde, promove a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O objetivo é debater e conscientizar acerca do tema, através de ações internas e em contato com a população do município.

A programação teve início nesta terça-feira (20), com a mesa redonda “Inclusão: debates que fazem a diferença na Rede Municipal de Ensino”, realizada pela Secretaria de Educação. Durante a semana, a pasta vai promover atividades voltadas para estudantes, pais e professores, com apoio da SASDH.

O tema também será trabalhado junto à população nas Unidades Básicas de Saúde, pelas equipes de Atenção Primária e Multidisciplinar (eMulti) da Secretaria de Saúde. A culminância se dá na quinta-feira (29), com a realização do Fórum da Pessoa com Deficiência, evento promovido pela SASDH e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comud), a partir das 8h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns.

https://blogdoalberesxavier.com/noticias/40290/prefeitura-de-garanhuns-inicia-semana-municipal-da-pessoa-com-deficiencia