O WhatsApp realmente veio para facilitar a vida das pessoas, porém, com um comunicador à mão capaz de conectar qualquer um em tempo real, é fácil cometer deslizes. As mesmas regras de etiqueta e bom senso da vida real e virtual valem também para o aplicativo, portanto, fique atento para não ser invasivo ou excessivo e acabar sendo mal visto pelos contatos.
1 -Imediatismo e risquinhos azuis
Ninguém é obrigado a responder mensagens assim que ler, portanto, ficar cobrando respostas só porque viu os risquinhos azuis de confirmação de leitura é um atestado de ansiedade. A outra pessoa realiza inúmeras atividades diárias que podem impossibilitar responder na hora. Se é urgente mesmo, faça uma chamada ou escreva que é urgente.
2 -Áudio
Escutar áudios em viva voz ou no aparelho requer intimidade, privacidade e tempo. Se é uma conversa longa, opte por fazer uma chamada, e sempre que possível prefira mensagens de texto, assim você não irá pressionar uma resposta ou irá lotar a memória do telefone da outra pessoa. As mensagens de voz devem ser curtas, concisas e reservadas para emergências, quando é mais fácil falar do que digitar.
3 -Emoticons
Os emoticons, ou emojis, devem ser usados com parcimônia, pois além de poluir visualmente a tela da conversa dão um tom informal e infantilizado à comunicação. Em mensagens empresariais não utilize estes ícones, pois passam a impressão de falta de profissionalismo.
4 -Fotos banais
Ninguém está interessado em ver a foto do seu almoço ou do seu cafezinho; reserve as fotos banais do dia a dia para outras redes sociais e não para lotar o celular dos seus contatos.
5 -Atenção para o conteúdo
Correntes, piadinhas, conteúdo de teor pornográfico, orações e conversas escritas palavra por palavra, mensagens motivacionais cansam qualquer um nos grupos. Ninguém merece abrir o aplicativo e ter trezentas mensagens não lidas sobre banalidades.
6 -Mensagens no grupo
Só escreva nos grupos o que for de interesse comum a todos e que estiver relacionado ao tema do grupo, da forma mais sucinta possível. A quantidade excessiva de mensagens acaba com a bateria dos participantes e as notificações na tela incomodam.
7 -Desviar do objetivo do grupo
É extremamente irritante entrar num grupo de estudos, profissional, ou até de algum tema específico e ver que todo mundo conversa sobre tudo, menos sobre o tema. Pior ainda quando as pessoas enviam vídeos que acabam com a bateria dos participantes e podem prejudicar as pessoas no ambiente profissional. Por incrível que pareça, existem pessoas que têm a cara de pau de vender produtos nos grupos.
8 – Adicionar todo mundo no grupo
Quando você adiciona alguém a um grupo sem consentimento, além de deixar a pessoa confusa quanto ao motivo, ainda acaba expondo seu número de telefone. É uma “sinuca de bico”, pois quando a pessoa decide sair do grupo, se não der satisfação aos participantes, acaba sendo vítima de rumores e fofocas.
9 – Checar mensagens
Em uma reunião profissional é de péssimo tom ficar checando mensagens do WhatsApp, primeiro porque é um desrespeito com os outros participantes e também passa uma imagem de desinteresse para a empresa. O mesmo vale para quando você está conversando pessoalmente com alguém – deixe para checar as notificações mais tarde.
10 – Bom dia, bom dia, bom dia
Nem todo mundo acorda empolgadão dando bom dia aos quatro ventos, pelo menos não na vida real. E quem abre o aplicativo de manhã e lê quinhentas mensagens de bom dia e suas variações, ou piora o mau humor ou acaba esvaindo a cota matinal de felicidade, ainda mais se receber essas mensagens às cinco da madrugada.
11 –Discussão nos grupos
Quando tiver um assunto pessoal com algum membro do grupo, lave a roupa suja por mensagem privada. Os outros participantes não merecem ficar assistindo o bate boca de camarote, exibido em diversas notificações na tela.
12 – Administrador de grupos
O administrador não é aquele que quer reunir os amigos para jogar conversa fora. Antes de formar um grupo, pense em um objetivo claro e de interesse comum a todos. AAo convidar as pessoas, explique o motivo do convite, a finalidade do grupo e quem são os novos participantes.
13 -Público ou privado
Quando te perguntarem algo por mensagem, responda no privado, e quando te perguntarem em um grupo, responda por ali. Também nunca fale de alguém do grupo como se a pessoa não estivesse lá – é uma tremenda falta de educação.
14 -Grupos com profissionais da mesma empresa
Nos grupos profissionais vale a hierarquia da empresa real. Respeite os superiores, use um vocabulário adequado e deixe as questões mais pontuais para conversas olho no olho. Nem é preciso comentar que fazer fofocas ou falar mal de superiores é pedir para ser demitido.
15 – Seduzente
Por incrível que pareça, é cada dia mais comum profissionais abordarem clientes no aplicativo e mudarem a conversa para uma cantada, chegando ao ponto até de solicitarem fotos nuas ou as enviarem sem o consentimento. Alguns casos já viraram meme nacional, como funcionários de empresas de telefonia e a cabo que adicionavam o número dos clientes no aplicativo e, se achavam a foto da pessoa interessante, puxavam papo.
16 – Minúsculas
As mesmas regras para textos, e-mails, e redes sociais valem para o aplicativo. Só use “caps lock”, letras maiúsculas, se estiver enfatizando algo ou gritando com a pessoa; caso contrário, passará uma imagem grosseira e deselegante.
17 – Nome estranho
É muito chato ser abordado por desconhecidos, ainda mais quando usam um nick estranho ou só o número de telefone. Ninguém é obrigado a descobrir com quem está falando, portanto, se apresente ao adicionar alguém.
18 – Fotos comprometedoras e de acidentes
Não se engane: uma vez na rede, sua foto é pública. Portanto, muito cuidado com suas fotos pessoais e não compartilhe fotos comprometedoras dos outros. Também não tem nada mais indigesto do que receber fotos de acidentes, cirurgias, animais doentes e pessoas sendo decapitadas. Não seja essa pessoa deselegante com gostos mórbidos; não há motivo algum que justifique o compartilhamento de tragédia.
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