O Governo de São Paulo ultrapassou o número de 15 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) emitidas em todo o território estadual. O documento vem sendo oferecido desde abril, de forma gratuita.
O documento visa facilitar a identificação da pessoa Autista e seus responsáveis nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, garantindo os direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.
Para obter o documento, é preciso acessar o portal CIPTEA, criado pela PRODESP – a empresa de Tecnologia do Governo do estado de São Paulo – preencher um cadastro e anexar os documentos solicitados, como foto de rosto e laudo médico. Quando aprovada, a carteira ficará disponível para download e impressão.
O Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital paulista, oferece o serviço presencial de orientação para solicitação e cadastro. Todo o processo é validado no próprio posto, com impressão e entrega imediata do documento.
A carteirinha oficial de identificação para pessoas com TEA adere ao previsto na Lei Federal N° 13.977/20 e na Lei Estadual Nº 17.651/23, promulgada pelo Governo de SP no mês de março.
Para acessar o portal CIPTEA use o link: https://ciptea.sp.gov.br
Fonte: https://revistareacao.com.br/sp-ultrapassa-15-mil-carteiras-de-identificacao-de-autistas/
Postado pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário