O que é Resiliência:
Resiliência é a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade. É um termo usado em diversas áreas do conhecimento, tais como a administração, ecologia, física e psicologia.
A palavra resiliência tem sido bastante utilizada para descrever o comportamento humano. Na área da psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência difícil. Assim, podemos definir resiliência como a capacidade de enfrentar e superar adversidades.
Para definir o comportamento resiliente, é preciso considerar dois fatores: crise e superação. Diante de uma situação crítica ou adversa, pessoas podem manifestar diversos tipos de comportamento. A pessoa resiliente é aquela que compreende o problema que está diante dela e mobiliza recursos para superá-lo.
Isso não significa que o indivíduo resiliente seja invulnerável ou blindado. Não se trata de sempre sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise eficientemente e sair dela fortalecido.
Na administração e no ramo corporativo, a resiliência é a qualidade dos colaboradores flexíveis, aptos a se reinventarem, adaptarem-se e solucionarem problemas criativamente.
Aliás, a flexibilidade é uma característica fundamental para a resiliência. É comum a analogia com os bambus centenários, que conseguem resistir à força do vento por sua flexibilidade. Nesse caso, a rigidez seria um defeito e o bambu, pois, caso fosse rígido, sucumbiria e quebraria com a ventania.
Assim, a resiliência é a capacidade de sofrer as ações de um contexto específico, mas manter-se íntegro. A resistência não está na capacidade de lutar contra as forças, mas em flexibilizar e se adaptar ao ambiente.
A resiliência humana é uma habilidade desenvolvida a partir da capacidade da pessoa de encontrar soluções para se flexibilizar e se adaptar às situações que fogem de seu controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário