Faça sua inscrição para mesário voluntário, trabalhe nas eleições, receba vantagens e, mais importante, contribua com a democracia do Brasil
Exercer a cidadania vai além de se dirigir a urna nos dias de eleições para escolher um candidato. Todo cidadão tem o dever de contribuir com a construção da democracia, e cada eleitor, maior de 18 anos, pode colaborar nessa nobre missão fazendo parte do processo eleitoral como mesário voluntário. A Justiça Eleitoral vai zelar pela saúde de todos que trabalharem nas eleições.
Para garantir a segurança dos mais de 1,5 milhão de mesários que atuarão nos 5.569 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores em novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalhado em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.
Além de praticar um ato de civismo, conhecer de perto o funcionamento da urna, participar das atividades que envolvem o dia do pleito e adquirir novos conhecimentos, o mesário conta com os seguintes benefícios: auxílio alimentação para o dia da eleição, dispensa do serviço, público ou privado, pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97) e certificado de participação.
Tem mais: o trabalho no dia das eleições também é considerado critério de desempate em concurso público, se houver previsão em edital e, as horas trabalhadas nas eleições, podem ser utilizadas como atividade curricular complementar em várias universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário