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quinta-feira, 28 de abril de 2016

Turismo fiscaliza Lei de Acessibilidade em estabelecimentos

Visitas ocorrem para garantir acessibilidade na rede municipalVisitas ocorrem para garantir acessibilidade na rede municipal
RESENDE – Teve início nesta quinta-feira, dia 7, a série de visitas que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SMTE) neste mês a hotéis localizados no centro urbano de Resende. A iniciativa faz parte do projeto “Turismo para Todos” e o objetivo, segundo a Diretora de Turismo, Daniela Rodrigues, é verificar se os estabelecimentos atendem as determinações da Lei Federal 13.146/2015 quanto à acessibilidade das pessoas com deficiência. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Eventos e a Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.
De acordo com a Lei, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, hotéis, pousadas e similares devem ser construídos observando-se os princípios do desenho universal, além de adotar todos os meios de acessibilidade. Para os estabelecimentos já existentes, a lei determina que eles devam disponibilizar, pelo menos, 10% de seus dormitórios acessíveis.
A primeira visita foi realizada no Montese Tower Hotel, no bairro Montese. Para avaliar o atendimento e as acomodações, a coordenadoria levou um cadeirante e uma pessoa com deficiência visual, além de uma engenheira da Secretaria de Obras. “Visitando a rede hoteleira, a fim de verificar a acessibilidade e orientar as adaptações dos estabelecimentos. Para isso, contamos com a parceria da Associação de Hotéis de Resende. O importante com esse trabalho é divulgar nossos pontos turísticos e os hotéis que têm condições de atender esse nicho de mercado, que viaja muito pelo país”, explicou Daniela Rodrigues.
No total, seis hotéis serão visitados até o dia 28. Depois que as visitações forem concluídas, as secretarias irão elaborar um relatório sobre as condições de cada estabelecimento e ainda realizarão oficinas de treinamento com os funcionários dos hotéis para que eles aprendam a atender e receber esse público.
Fonte: A voz da Cidade
Postado Por: Antônio Brit
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