Febre alta, dores no corpo e prostração são alguns sintomas que, à primeira vista, podem estar associados a diversas viroses. Para aliviar esse quadro, recorremos logo a medicamentos vendidos em farmácias que prometem acabar com o incômodo. Muita gente não sabe que esse quadro de mal-estar pode ser indicativo de dengue e que, nessa situação, o uso de alguns medicamentos pode levar ao agravamento da doença.
Leia também:
» Todos os tipos de dengue exigem cuidado. Doença é sempre ameaça à saúde pública
» Ministério da Saúde mostra queda nos casos de dengue, mas não devemos descuidar
» Todos os tipos de dengue exigem cuidado. Doença é sempre ameaça à saúde pública
» Ministério da Saúde mostra queda nos casos de dengue, mas não devemos descuidar
Antitérmicos com ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios são proibidos para pacientes com suspeita de dengue. “Esses medicamentos podem desencadear ou agravar o risco de hemorragia nos pacientes com a doença. E esse sintoma já é uma complicação do quadro”, explica o clínico geral Carlos Brito, diretor médico do Hospital Jayme da Fonte, no Recife.
Em caso de febre, o ideal é recorrer ao uso de analgésicos já conhecidos, como paracetamol ou dipirona. Para o tratamento da doença, a recomendação médica inclui repouso e hidratação, sem deixar de lado sinais de agravamento. “O paciente deve prestar atenção aos sintomas de alarme, o que inclui vômitos persistentes, dores abdominais intensas, sensação de desmaio, queda da pressão arterial, sangramentos, falta de ar, sonolência e irritabilidade. Se tiver algum desses sinais, a dica é procurar imediatamente a emergência de um hospital”, alerta o especialista.
http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2015/06/17/uso-de-alguns-medicamentos-pode-agravar-sintomas-da-dengue/
Nenhum comentário:
Postar um comentário