A
norte-americana Stacy Zoern, 32 anos, sofre de atrofia muscular
espinhal, uma doença genética que causa o enfraquecimento dos músculos
dos braços e das pernas, o que a impede de andar.
Zoer mora em Austin, no Texas, e depende da cadeira de rodas para quase tudo, mas passou a trafegar pela cidade a uma velocidade de 40 Km/h desde que adquiriu umKenguru, pequeno carro elétrico desenhado para cadeirantes.
Zoer mora em Austin, no Texas, e depende da cadeira de rodas para quase tudo, mas passou a trafegar pela cidade a uma velocidade de 40 Km/h desde que adquiriu umKenguru, pequeno carro elétrico desenhado para cadeirantes.
Agora
ela pode ir sozinha a uma consulta médica ou mesmo ao restaurante
preferido. “Posso ir ao teatro e encontrar os amigos sem que eles tenham
de me transportar o tempo todo. Esse carro me deu a liberdade que nunca
tive antes”, disse Zoern em entrevista à revista Quest.
O
modelo para passageiro único não tem assento. Assim que a porta
traseira abre, uma rampa baixa automaticamente para que o usuário possa
entrar com a cadeira de rodas e assumir a posição de condução.
Os
controles do carro estão no guidon, ou num joystick nos modelos mais
modernos. Quando a chave é colocada na ignição, a rampa se recolhe e a
porta fecha. O carro só liga se a cadeira estiver travada.
Com dois metros de comprimento e um metro e meio de largura, o Kenguru é fácil de estacionar. Faz 110 quilômetros com recarga única e desenvolve velocidade de até 45 Km/h.
Empreendedorismo
Zoer chegou ao Kenguru depois de muito pesquisar na internet. O modelo foi projetado em 2006 pela Rehab Ltd, empresa da Hungria que desde 1915 desenvolve soluções para pessoas com deficiência motora.
A
texana ficou tão encantada com o projeto que largou a carreira de
advogada para abrir uma empresa de reprensentação desses pequenos carros
no Estados Unidos. No ano passado, a Community Cars Inc., de Zoern, se
uniu à Kenguru Service KFT para construir uma fábrica em Pflugerville,
ao norte de Austin. Em janeiro, o primeiro veículo da companhia deixava a
linha de montagem, ao custo de 25 mil de dólares, cerca de 50 mil de
reais.
Para
abrir a Community Cars , Zoern captou 1,75 milhão de dólares, cerca de
3,5 milhões de reais junto a investidores, alguns deles via PeopleFund, uma organização não governamental com sede em Austin que dá apoio a startups.
“Essa
é a coisa mais excitante que eu já fiz. Eu me sinto viva. Eu aprendo
tanta coisa todos os dias. O aspecto técnico dos carros, a operação
financeira, a operação do negócio. Felizmente eu tenho um bom grupo de
conselheiros”, diz a empreendedora.
Por enquanto, o Kenguru é vendido nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Hungria.
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